terça-feira, 26 de julho de 2011

TMA x AME Quais as diferenças?

Técnico em Manutenção Aeronáutica e Aircraft Maintenance Engineer, é a mesma coisa?
Enfim, resolvi fazer um post sobre a minha profissão, já que muitos leitores deste blog são da área e a quantidade de dúvidas é gigantesca, justamente pela falta de informações disponíveis na web.
TMA e AME de fato  e na teoria é a mesma profissão, realizada em países diferentes, o que faz com que na prática mude algumas coisas.
Antes de falar da profissão em si, gostaria de falar a respeito do mais importante para o recém chegado: A busca por emprego.

 - Emprego -
Realmente a área está em alta demanda no Canadá e a oferta de vagas é mesmo enorme, o que significa que você vai arrumar um emprego na área na primeira semana, certo? Errado! Apesar da demanda ser altíssima, o discurso por aqui é unânime, em geral as empresas demoram uns 3 meses pra entrar em contato. Não sei exatamente o motivo, mas comprovei o fato. Após 3 meses do início de minha busca, choveram contatos. Até mesmo a empresa que vim já sabendo de uma vaga que era praticamente pra mim, não me chamou e disseram que a vaga, apesar de publicada, ainda não estava aberta.
Sua experiência no Brasil conta SIM aqui. Diferentemente de outras áreas, cuja experiência no Brasil pouco tem valor, a área de Manutenção Aeronáutica leva isso muito em consideração, principalmente se for uma experiência relevante.
Sem a licença de AME eu posso trabalhar? Sim! Embora muitas vagas exijam a licença AME (Equivalente a CHT no Brasil), há também muitas vagas que não exigem.
Como percorri muitos caminhos desde que cheguei, resolvi criar um "atalho" sobre o que eu acho mais importante na sua primeira busca.
1- Antes de enviar um CV se quer, vá até a YES Montreal, lá eles vão te ajudar a fazer seu CV, sua carta de apresentação e você ainda pode participar de vários worshops, como por exemplo um que fiz sobre Entrevista de Emprego. Custo = ZERO
2- Envie, de maneira adequada conforme aprendeu na YES, seu CV e sua carta de apresentação para as empresas, mas lembre-se, a resposta pode demorar até 3 ou 4 meses, portanto, venha preparado para esta fase de desemprego. Custo = ZERO
3- O quanto antes, vá pessoalmente com o seu CV até a Simon Tech, eu realmente indico este lugar. É uma agência de emprego especializada na área técnica. Há um conselheiro da área da Aviação lá. Mantenha contato semanalmente com este conselheiro, ele tem ótimos contatos com as empresas e ganha pra te empregar. Custo = ZERO
Ou seja, com investimento ZERO você já tem um belo "primeiro empurrão".

- Profissão -
- AMT (Aircraft Maintenance Technician), equivalente a nossa CCT, tem salário que varia de $16/h - $21/h. O curso aqui leva 2 anos em período integral e não envolve Aviônicos. Para ser AVI aqui, é um outro curso à parte, também de 2 anos em período integral. Aqui não é como no Brasil que muita gente tem as 3 carteiras, aqui ou você é especialista em mecânica ou em eletrônica.
- AME (Aircraft Maintenance Engineer), equivalente a nossa CHT, tem a formação de AMT mais 3 anos de experiência. O salário varia entre $21/h - $30/h. Acima disso, geralmente são Líderes, Inspetores, Supervisores e Gerentes.

Aqui, diferente da maioria das empresas no Brasil, o AME tem sua própria caixa de ferramentas. Aliás, chamar o que eles têm por aqui de caixa, é sacanagem.
Essa é a típica Tool Storage que encontramos nos Hangares. Claro que ninguém espera que você tenha uma dessas logo de cara. A maioria foi montando a caixa aos poucos durante anos, mas prepare-se para um gasto inicial de uns $500,00 (Incluindo uma pequena Tool Storage e principais ferramentas essenciais.)
Não aconselho a comprar caixa de mão. Além de com o tempo ela ficar pequena demais, não tem uma boa aparência profissional. Ninguém usa caixa.
Também não aconselho, em hipótese alguma, ferramentas não profissionais. Lembre-se, é a SUA caixa. Pra onde você for, estas serão suas ferramentas de trabalho. Há várias marcas boas, como: Husky, Mastercraft Maximmum, Craftsman ou Snap-on, todas com garantia vitalícia. Se daqui a 15 anos quebrar uma chave catraca, por exemplo, eles trocam.

- Idioma -
O idioma no trabalho é 90% inglês e 10% francês. Acredito que em outras cidades do Québec deva-se falar francês no trabalho, mas em Montreal é praticamente tudo em inglês. Às vezes eu vejo duas pessoas conversando no horário de trabalho em inglês, pouco depois, as vejo na hora do almoço conversando em francês.

- Clima -
Ainda não peguei o inverno trabalhando aqui, mas não precisa ser nenhum gênio pra supor que trabalhar ao ar livre com temperatura na casa dos -15ºC não deve ser nada agradável.
Se possível, dê preferência pra trabalhar em Hangar. Trabalho em um Hangar e posso garantir que a climatização do ambiente fará toda a diferença no inverno. Dentro do Hangar é possível trabalhar de manga curta durante o ano todo, já que a temperatura interna é sempre 23ºC.

Bom pessoal, depois eu completo esse post com mais alguma informação que eu lembrar e julgar importante.

Um abraço!

42 comentários:

  1. Lauro, ótimo post. Trabalho com aviação, mas não em manutenção.
    Ótima dica do YES Montreal, com certeza vou procurá-los quando chegar aí!
    Thanks,
    Pat

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  2. Ola Lauro, tudo bem?

    Sou tecnico em mecatronica e tenho muita experiencia com manutenção industrial, usinagem em geral (tornos, fresas, retificas, etc) e tenho um bom conhecimento em AutoCad. Minha pergunta é, caso tu possa me ajudar, embora eu tenha visto no site da imigração que é uma profissão em demanda, meu curso tecnico e meu curso de aprendizagem, ambos com 1800hs cada, sao aceitos como qualificação para eu poder imigrar pro Quebec? Estou estudando frances, falo um bom nivel de ingles e espanhol.

    Tu acha que o mercado de trabalho no Quebec é favoravel para um mecanico de manutenção ou até mesmo trabalhar como operador de maquinas?

    Se souber qualquer informação, te agradeço desde já.

    Abraços e parabens pelas tuas conquistas.

    Leandro.

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  3. Olá Leandro,
    Faça o simulado do site do governo e veja se você tem a pontuação necessária para imigrar. Muitas vezes, o candidato é aceito pelo governo, mas ao chegar aqui não consegue exercer a profissão logo de cara, pois em muitos casos a validação dos estudos é necessária. Sinceramente, não sei te responder exatamente sobre sua área, mas sei sobre vagas. Há inúmeras vagas para técnicos em manutenção industrial e principalmente para quem tem domínio em AutoCAD ou similar.
    Se eu souber de algo específico da sua área eu posto aqui no blog.
    Um abraço e boa sorte!

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  4. Olá Lauro,

    Muitissimo Obrigado pela força!!!

    Eu já fiz o teste no site da imigração e passei. Pelo que pude ver, a minha profissão não é regulamentada(consta no site), então acredito poder exerce-la tão logo adquira um nivel de frances aceitavel para tal. Qualquer informação que tu puderes me passar me ajudaria muito e lhe serei muito grato.

    Leandro.

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  5. Fala Lauro.
    Aqui é o Jean Carlos. Criei o meu blog. Dá uma passada lá. E obrigado por todas as informações postadas por você.
    Espero que eu consiga fazer um blog tão interessante como o seu.
    Abraços.

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  6. Boa tarde Lauro, que bom encontrar seu blog!de muita ajuda, parabéns! meu nome é Marcos, trabalho em SBGR como profiler na TAP, fiquei um mes em Montreal nov 2010 estudando frances, eu e minha esposa estamos nos preperando para enviar o processo, atualmente estou fazendo curso de DOV, você sabe como está essa área aí em Montreal?

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  7. Olá Jean, parabéns pelo blog, tenho certeza que ficará muito melhor do que esse, que aliás, preciso me dedicar mais.

    Abraços.

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    1. Olá , estou terminando gmp , e estou juntando uma grana pra sair do Br , poderia me dizer como está o canada 🇨🇦 atualmente ?

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  8. Oi Marcos, obrigado pela visita.
    De uma maneira geral, a aviação é um mercado bem promissor aqui.
    Não sei especificamente sobre a área de DOVs aqui, mas sem dúvida com o crescimento das companhias aéreas, a tendência normal é que cresçam todas as áreas envolvidas.

    Boa sorte!

    Abraços.

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  9. Olá Lauro,

    Estou fazendo o curso de Aviônicos para tirar ainda minha CCT, tendo a CCT da ANAC em mãos haveria a possibilidade de arrumar uma vaga como Auxiliar ai no Canadá?
    Tendo em vista ainda que, ai no Canadá não existe o curso de aviônicos.
    Caso exista, como deve ser o procedimento?

    Grande abraço e aguardo seu retorno!


    Washington

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  10. Olá Washington.
    Acho que você não entendeu bem. Não é que aqui não existe o curso de aviônicos. Pelo contrário, existe e só o módulo de AVI dura 2 anos. Por isso que eles não aceitam a carteira de AVI do Brasil. A carteira de AVI da ANAC aqui não vale absolutamente nada.
    Abraços.

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  11. Olá Lauro. Li seu ultimo comentário e fiquei preocupado. Nosso curso de aviônicos não serve nem pra validação, pelo menos de algumas matérias.
    Abraços.

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  12. Olá Jean.
    As nossas 3 carteiras, GMP, CEL e AVI juntas servem para a equivalência de estudos referente ao que seria somente GMP e CEL no Brasil, ou seja, a carteira de AVI aqui, serve para completar a carga horária, mas você não exercerá a função de AVI. Como disse, pra ser AVI aqui você precisa ser técnico em eletrônica.
    Se ainda restar alguma duvida, me escreva.
    Abraços.

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  13. Oi Lauro!Gostei muito do seu blog.Eu sou técnico em man. arenaves. Tenho 2 cht's e vou fazer a prova da Anac de aviônicos esse mês,tenho cinco anos de experiência. Gostaria de saber com a minha experiência como eu poderia ser avaliado aí no Canadá,treinee, operacional...
    Aguardo resposta.obrigado!

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  14. Olá Estevão.
    Sua experiência é importante aqui sim e é levada em consideração.
    Como você será avaliado, dependerá muito da empresa que te contratar, mas mesmo quem começa como técnico I aqui, tem um bom salário.
    Nesse post mesmo, tem umas dicas de como começar por aqui.
    Acredito que com sua experiência você consiga assinar um bom contrato de 6 meses pra começar.

    Abraços e boa sorte.

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  15. Boa noite!!

    Muito obrigada pela resposta, e pela ajuda.

    Espero te encontrar quando chegar ai no Canada!!
    Valeu!!

    Abraços.

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  16. Lauro, tenho as 3 CCT, não tenho experiência ainda, mas to pesando em ir para o Canada, queria saber se eu for procurar emprego eu iria conseguir, ou é melhor eu virar CHT para poder ir e não encontrar nenhum problema????

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  17. Oi Lauro, tenho duas cct's GMP E CÉLULA tenho inglês fluente, a única experiência q tenho é de um ano de estágio na turbomeca do brasil, será que consigop algo no canadá na aviação?

    parabéns pelo blog.

    clayrjrio@hotmail.com

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  18. olá amigo sou militar das forças armada trabalho à 5 anos com viação tenho a as 3 CHT e estou afim de arriscar em um bom emprego no canada sera que teria uma chance ?

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  19. sim amigo trabalho faz 1 ano com asas rotativas anv esquilo (as 350 ). quero alçar novos horizontes .

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  20. Olá Lauro.

    Primeiramente parabéns pelo seu blog.

    Tem sido de muita valia para mim.

    Bom o meu caso é o seguinte.

    Eu e minha esposa e dois filhos estamos querendo ir para o Canadá, porem nossa area de atuaçao/formação (Turismo) aqui no Brasil não serve muito mesmo tendo ingles fluente e nada de frances.

    Fiz o curso de Comissario de voo mas não tenho experiencia porem com todas as provas da ANAC realizada e concluidas com sucesso.

    Fiz o curso teórico de PP porem não prestei ANAC e não voei nada por falta de grana.

    Agora estou com vontade de fazer o curso de Mecanico de Manutenção de Aeronaves em escola homologada aqui na minha cidade. Primeiramente o Básico e depois as carteiras GMP Célula e AVI. Sei que vou levar uns 2 anos para terminar.

    Minha duvida é a seguinte.

    Até que nivel( GMP, CEL, AVI) eu tenho que fazer para poder aplicar para um emprego aí no Canadá?

    E Quanto tempo de experiencia seria interessante eu ter aqui no Brasil antes de ir?

    Desculpa te encher de perguntas mas pelo que vi vc é o unico que tem as respostas.

    Obrigado pela atenção e espero poder trabalhar-mos juntos aí no Canadá.

    Abraços

    Att: Paulo

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    1. Olá Paulo.
      Obrigado por visitar o blog.
      Minha opinião é que se você tem a intenção de vir pra cá, que venha logo.
      Pra você começar a estudar ai, pra depois ganhar experiência e ainda chegar aqui e ter que validar tudo é muito trabalhoso e levará no mínimo 6 anos.
      3 de formação mais 3 de experiência até conseguir sua CHT.
      Entre no site do governo do Quebéc e faça um simulado da sua pontuação e veja o que você precisa pra poder imigrar. De cara já te adianto, inglês e francês são fundamentais.
      Abraços.

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  21. Lauro gostaria de saber a respeito do processo para validar minhas carteiras, como ele é feito ?
    Obg.

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    1. Olá Henrique.
      Bom, vamos esclarecer.
      Não há validação das licenças da ANAC.
      O que há é a validação dos estudos no Brasil, o que te permite fazer as provas da Transport Canada e obter a AME.
      Ou seja, é como se você tivesse que prestar a banca aqui sem a necessidade de fazer um curso homologado novamente.
      São 4 provas no total.
      Airframe, Powerplant e Standard Pratices. Após ser aprovado nas 3 você te o direito de fazer a ultima prova que é de regulamentos.
      Abraços.

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  22. Lauro mais com a CCT que tenho aqui consigo trabalhar ou preciso fazer essas provas antes?

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    1. Olá, você consegue sim trabalhar, mas claro que com menos responsabilidades e com um salário mais baixo também.
      Um ponto importante a ser levado em consideração é a experiência. Ter a CCT ou CHT não importa, mas óbvio que se você tem a CCT significa menos de 3 anos de experiência, o que aí sim pode fazer a diferença entre um candidato e outro em uma seleção.

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  23. Ola Lauro, me da uma informacao, estarei indo pro Canadá em 2013 pois vou me formar so em dezembro do ano que vem. tenho 2 CCTs, porem nenhuma experiencia na area pois trabalho em outra area para poder pagar a faculdade. Voce acha que seria muito dificil eu encontrar emprego ai no canadá sem experiencia? Eu poderia enviar curriculum aqui do Brasil mesmo pras empresas uns 2 meses antes de embarcar? e uma ultima pergunta, vi no seu post que tem um lugar em Montreal que ajuda nesse processo de encontrar emprego na aera da aviacao. vc sabe se ainda existe e se sim me passar mais alguma informacao sobre onde fica esse lugar, pois a principio estarei indo prA vancouver...
    muito obrigado!

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  24. Olá Lauro, tudo bem com você? Como andam as coisas no Canadá?, você não me conhece mais sou leitor do blog já há algum tempo, pensei em migrar para o Canadá ano passado e nas minhas pesquisas o achei, sou da área de T.I, tenho curso de mecânica industrial e agora estou fazendo um curso de mecânica aeronáutica, atualmente estou estudando GMP, mais pretendo fazer as três carteiras e só quando estiver com uma CHT em mãos pretendo dar entrada na migração, sou casado e tenho um filho de 3 anos, seu blog está servindo como um guia para mim, agradeço por tudo amigo, espero que não desapareça, rsrsrsrs, desejo tudo de bom para vocês.

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  25. Olá Lauro!
    Minhas historia é a seguinte:

    Sou casado com um doutoranda em biologia e ela recebeu o convite de ir para vancouvert estudar por dois anos e automaticamente eu ganho o visto. tenho o curso de mecanico de manutenção de acft's em GMP e não exerço a profissão. estou formado em tecnico em edificações e tenho um vasto conhecimento em autocad e scketup. trabalho na aviação ha 7 anos e so na TAM estou a 5 anos.

    Queria saber se so com o diploma do curso de GMP e a experiencia de aviação no Brasil consigo emprego de mecanico de acft e como ta o mercado de trabalho para Tecnico em edificações?
    Preciso fazer algum curso para trabalhar na area? e em Vancouvert engessar no mercado da avião é dificil?

    Agradeço sua atenção!

    OTIMO blog!! nota 1000


    Marcio Melo - BSB

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  26. Olá Lauro,

    Já visitei algumas cidades do Canadá e fiquei muito animado com a possibilidade de imigrar pricipalmente para a província do Quebec.

    Sou Técnico em Manutenção de Aeronaves há cerca de 5anos e estou empregado atualmente aqui no Brasil, possuo as CHT´s de GMP/Célula(ANAC) e tb tenho A&P (FAA).

    Inclusive já cheguei a dar entrada na Transport Canadá em Toronto no processo para poder fazer as provas de AME, no entanto, já se passaram 4 meses e eles não me retornaram.

    Estou tentando conseguir uma oferta de emprego para conseguir viabilizar o processo de imigração, porém tenho enviado inúmeros currículos com carta de apresentação mas não tenho tido sucesso.

    vc saberia indicar ou informar alguma empresa que possue o perfil de contratar estrangeiros para trabalhar como AMT fornecendo os documentos para permissão de trabalho no Canadá?

    Confesso que estou ficando desanimado e não sei mas o que fazer para realizar esse sonho.

    Obrigado pelo seu tempo e parabéns pela iniciativa de ajudar a todos que precisam ter acesso a esse tipo de informação.

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  27. Oi Lauro,

    Parabéns pelo seu blog.Gostaria de saber como é o mercado de asa rotativa.Tem vagas nessa área?É um mercado aquecido como o Brasil?Tem vontade de trabalhar no Canada. Alessandro.

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  28. olá Lauro,
    gostaria de saber se tem alguma procura ai em pintor de aeronaves, tenho CHT e 5 anos de experiencia com pintura de aeronaves de grande e pequeno porte
    abraço

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  29. Preciso de um mecânico que possa vir até o Brasil que possa inspecionar e assinar a IAM de uma aeronave canadense aqui no Brasil. Informações e Contatos por email c_souto@ig.com.br

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  30. Olá Lauro! Eu estou pretendendo Migrar para o Canadá só que eu sou formado em economia e minha parceira é formada em urbanismo e nenhuma dessas profissões estão na lista. Me interessei muito pelo curso de MMA depois de muita pesquisa. Agora a questão é a profissão que está na lista atual é Montagem e mecânica de aeronave. Gostaria de saber se esse curso aqui no Brasil tem equivalência com "Montage mécanique en aérospatiale" e se alguém já aplicou no processo de imigração com esse curso?

    Muito Obrigado

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  31. Lauro bom dia.

    Sou mecânico de manutenção de aeronaves aqui no Brasil há 14 anos. Gostaria de tirar minha AME, você saberia me dizer se tem alguma escola em que eu possa prestar a prova de conhecimentos técnicos? Qual instituição aí devo procurar pra isso?

    Obrigado pela ajuda.
    Marcel.

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  32. Lauro muito bom dia !!

    Parabéns pelas informações prestadas, sem dúvida nenhuma ajudará muitos futuros técnicos. Grande Sucesso.
    Após uma pesquisa na internet encontrei seu blog, na verdade estava tentando trabalhar nos Emirados Árabes Unidos, mais após seus comentários mudei de ideia.
    Gostaria muito de trabalhar com helicópteros no Canadá. Tenho as 3 carteiras da ANAC, diversos cursos nos EUA e experiência de 14 anos na área de helicópteros Off-Shore (Petrobras). Vi várias vagas disponíveis para trabalho mais não tenho ideia por onde começar. Poderia me auxiliar nesta questão ? Mudar com minha família seria uma meta.
    Desde já obrigado e muito sucesso na sua carreira.
    Obs: segue meu email, rodrigoafonso_aviacao@yahoo.com.br

    Rodrigo A.

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  33. Lauro, td bem?
    Li as informações no seu blog e gostaria de elogia-lo, está muito bom e esclareceu muitas dúvidas.
    Sou Fernanda, estou indo morar no Canadá (ou talvez nos EUA) por 1 ano e gostaria que meu marido me acompanhasse pois ele fez o curso de mecanico no Brasil, celula.
    Assim, gostaria de saber: o curso realmente é de 2 anos, não há como fazer em menos tempo?
    A CHT emitida no Canadá é reconhecida mundialmente?
    Você sabe qual a diferença entre o curso de mecanico de aeronaves entre os Estados Unidos e o Canada? Se tiver informações sobre a profissão nos EUA poderia me passar?
    Muito obrigada

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  34. Olá Lauro, parabéns pelo seu Blog ele é ótimo! Sou tec. em Mecânica e quero fazer Manutenção de aeronaves. Estou estudando Francês e Inglês. Você sabe me informar se existe algum tipo de preconceito na contratação de mulher nessa área de trabalho ? Não tenho experiência isso seria um impecílio ? Em uma de suas respostas vi que você respondeu que algumas áreas não existe a necessidade de experiência profissional. Quais são essas áreas? Meu maior objetivo é imigrar não tenho relutância em voltar a estudar nem a trocar de área. Desde já muito agradecida, obrigada.

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  35. Olá Lauro. Eu sou mecânico de aeronaves na marinha do brasil. Gostaria se saber que tipo de habilitação técnica eu precisaria para trabalhar no canadá com isso. Tenho 6 anos de experiência em helicópteros. Parabéns pelo blog. E tomara que ainda esteja ativo pra vc me responder.

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  36. blz Lauro tudo bem fui seu aluno lá na ewm.

    parabéns pelo post

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  37. Boa noite Lauro,
    estou indo para Toronto em novembro para estudar inglês, sou auxiliar mecânico no rio de janeiro especializado na aeronave C.130, gostaria de uma dica de como obter a AMT do Canada e quais firmas que trabalham com essa aeronave para um primeiro contato.
    Desde já agradeço ...
    Luciano Baía

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